sábado, 29 de janeiro de 2011

Definições

Administração: é o conjunto de conhecimentos codificados, cujo foco é a obtenção de resultados. A Administração é resultado, não esforço.
A Administração é realizar ações com e através das pessoas.
Recursos: São elementos utilizados pela organização para a obtenção de resultado. São eles: pessoas, informação e conhecimento, espaço físico, tempo, dinheiro e instalações.
Objetivo: Diz respeito ao resultado que se pretende atingir através do sistema (organização).
Tomada de decisão: é o processo pelo qual são escolhidas uma ou mais alternativas, entre mais de uma, para ações a serem realizadas.



EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

A pessoa eficiente está preocupada apenas em trabalhar, cumprir sua tarefa, resolver problemas, sem se preocupar com a exploração máxima de suas potencialidades e limitações. Faz bem as coisas.


A pessoa eficaz está preocupada em conseguir bons resultados. Preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com suas limitações. Faz as coisas certas.


É IMPORTANTE SER EFICIENTE, MAS É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL QUE A AÇÃO DO CHEFE SEJA EFICAZ.

EFETIVIDADE

• "FAZER CERTO AS COISAS... OU FAZER AS COISAS CERTAS";

• É orientar as ações para que todos os esforços e recursos disponíveis propiciem os melhores resultados (fazer as coisas certas); é saber escolher o quê fazer.

• É desenvolver as atividades no melhor padrão de qualidade e no menor tempo possível (fazer certo as coisas); é saber como fazer.

• É o desenvolvimento do trabalho com eficácia e eficiência.

Nenhum comentário: