quinta-feira, 19 de maio de 2011

Origem da Teoria Comportamental





A oposição da Teoria das Relações Humanas (com profunda ênfase nas pessoas) à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou para a Teoria Comportamental.

A Teoria Comportamental é um desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa, eliminando a visão romântica da Teoria das Relações Humanas.

A Teoria Comportamental critica, também, a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais de administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida mecanista dos autores clássicos.

Em 1947 surge, nos Estados Unidos, um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert A. Simon. O livro que alcançou grande repercussão e constituiu um ataque indiscriminado aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação - com os devidos reparos e correções das principais idéias da Teoria das Relações Humanas

Nenhum comentário: