O Movimento da Administração Científica
Primeira Fase:
1895 – Frederick Winslow Taylor apresenta ‘um sistema de pagamento por peça’.
• A empresa deveria procurar descobrir quanto tempo levaria para que o homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa.
• A partir daí, a administração deveria estabelecer um pagamento por peça, de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável.
Segunda Fase:
1903 – Taylor apresenta o estudo “Shop Management”, que propôs:
1- O objetivo da boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos de produção;
2- Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas;
3- Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis;
4- Deveria haver uma atmosfera cordial de cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente favorável à aplicação desses princípios.
Terceira Fase:
1911 – Taylor publicou o livro “Princípios de Administração Científica”, quando reafirma as idéias anteriores e recomenda mudanças nas responsabilidades dentro da empresa.
A Administração Científica de Frederick Taylor
Taylor propôs uma série de princípios, que organizaria o trabalho de forma racional, aumentando assim a produtividade e a prosperidade dos trabalhadores e da organização. Estes princípios são os seguintes:
Análise e estudo de Tempos e Movimentos
Estudo da Fadiga Humana
Divisão do Trabalho e Especialização do Operário
Desenho de Cargos e Tarefas
Incentivos Salariais e Prêmios de Produção
Conceito de “homo economicus”
Condições ambientais de trabalho
Padronização dos métodos e de máquinas
Supervisão Funcional
Principais Críticas às idéias de Taylor
Visão mecanicista.
Abordagem de sistema fechado.
Abordagem simplificada da organização formal.
Henry Ford
Princípios da Produção em Massa:
• Utilização de peças e componentes padronizados e intercambiáveis;
• Simplificação, reduzindo o número de peças dos produtos;
• Especialização do trabalhador, dividindo o produto em partes e o processo de fabricação em etapas.
A Linha de Montagem Móvel:
• O produto se desloca ao longo do percurso, enquanto que os operadores ficam parados.
Outras Inovações de Ford:
• Trabalho de 8 horas;
• Manual do proprietário para os veículos;
• Contratação de pessoas com necessidades especiais.
O Modelo Japonês de Administração
Do início do século até a metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminados pelas escolas americanas e européias.
A partir dos anos 70, começaram a tornar-se conhecidos os conceitos japoneses, que formaram um corpo de conhecimento composto de três elementos:
1- TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS: Compreende soluções como a organização enxuta e os círculos de controle da qualidade, criadas para tornar mais eficiente os processos produtivos. Em sua maior parte, esses elementos integram o SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
2- CULTURA ORGANIZACIONAL: Compreende hábitos mutáveis, como emprego vitalício, lealdade à empresa e dedicação integral ao trabalho.
3- CULTURA NACIONAL: São os valores e tradições mais permanentes que os hábitos da cultura organizacional. Aprimoraram-se ao longo de séculos e terminaram por integrar e influenciar a maneira como os japoneses praticam a administração.
Sistema Toyota de Produção:
2- CULTURA ORGANIZACIONAL: Compreende hábitos mutáveis, como emprego vitalício, lealdade à empresa e dedicação integral ao trabalho.
3- CULTURA NACIONAL: São os valores e tradições mais permanentes que os hábitos da cultura organizacional. Aprimoraram-se ao longo de séculos e terminaram por integrar e influenciar a maneira como os japoneses praticam a administração.
Sistema Toyota de Produção:
1- PRODUÇÃO ENXUTA: Fabricar com o máximo de economia de recursos.
2- ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS: De acordo com os manuais da Toyota, os desperdícios classificam-se em sete tipos principais:
a) Tempo perdido em conserto ou refugo.
b) Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário.
c) Operações desnecessárias no processo de manufatura.
d) Transporte.
e) Estoque.
f) Movimento humano.
g) Espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário