quinta-feira, 24 de março de 2011

Os princípios de Fayol


1- Especialização do Trabalho
A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmo negócios adquirem mais habilidade, mais segurança e mais precisão e aumentam de rendimento.

2- Autoridade e Responsabilidade
A autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer.

3- Disciplina
A disciplina consiste, essencialmente, na obediência, na assiduidade, na atividade, na presença e nos sinais exteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.

4- Unidade de Comando
Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe.

5- Unidade de Direção
Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo.

6- Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral
É o interesse de um agente ou de um grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa.

7- Remuneração do Pessoal
A remuneração do pessoal é o prêmio pelo serviço prestado. Deve ser equitativa e, tanto quanto possível, satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa, ao empregador a ao empregado.

8- Centralização
A centralização era como a diminuição da importância do papel do subordinado, enquanto a descentralização era a elevação desta importância.

9- Hierarquia
Constitui a hierarquia a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores.

10- Ordem
Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar (ordem material), e um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar (ordem social).

11- Equidade
A justiça deve ser interpretada circunstancialmente (caso a caso) e que aliando-a à benevolência, surge a equidade, que é fundamental no processo de gerenciamento humano.

12- Estabilidade do Pessoal
Um agente precisa de tempo para iniciar-se em uma nova função e chegar a desempenhá-la bem.

13- Iniciativa
Essa possibilidade de conceber e de executar é o que se chama de iniciativa. A liberdade de propor e de executar são, também, cada uma de per si, elementos de iniciativa.

14- União do Pessoal
A harmonia e a união do pessoal de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.

As funções básicas do Administrador

• Planejamento
• Organização
• Direção
• Coordenação
• Controle

CONHECIMENTO TÉCNICO x CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO

Um dos conceitos mais conhecidos de Fayol é o de que enquanto mais o indivíduo cresce na hierarquia de uma organização, menor a necessidade de conhecimentos técnicos e maior necessidade de conhecimentos gerenciais ou administrativos, como: planejar e organizar, liderar pessoas, coordenar atividades, controlar, etc. . .

Nenhum comentário: